Lost mines of phandelver guide

O “Lost Mines of Phandelver Guide” oferece uma visão aprofundada do cenário e da história por trás do módulo. Ele contém mapas detalhados, descrições de encontros e dicas para personalizar a aventura de acordo com suas preferências. Além disso, o guia inclui sugestões para aprimorar a interpretação de personagens, criar histórias envolventes e tornar sua campanha verdadeiramente memorável.

Guia da Campanha: Minas Perdidas de Phandelver

Esta campanha é perfeita para iniciantes em RPGs ou para grupos de jogadores que buscam uma aventura rápida e emocionante. O guia fornece todas as informações necessárias para o Mestre conduzir a campanha, incluindo descrições de locais, personagens e encontros.

Enredo

A aventura começa na cidade de Phandalin, onde os jogadores são contratados para recuperar uma mina perdida. Eles embarcam em uma jornada perigosa que os levará através de florestas, cavernas e ruínas antigas. Ao longo do caminho, eles enfrentarão goblins, orcs e outras criaturas hostis.

Personagens

O guia inclui descrições detalhadas de vários personagens importantes que os jogadores podem encontrar, incluindo:

  • Gundren Rockseeker: Um anão que contratou os jogadores para recuperar a mina perdida.
  • Sildar Hallwinter: Um humano que está ajudando Gundren a encontrar a mina.
  • Klarg: Um goblin que lidera o ataque à caravana de Gundren.

Locais

O guia também fornece descrições de vários locais que os jogadores podem visitar, incluindo:

  1. Phandalin
  2. Caverna Cragmaw
  3. Floresta Tribosso
  4. Ruína de Thundertree

Encontros
Local Tipo de Encontro Criaturas
Caverna Cragmaw Combate Goblins e Orcs
Floresta Tribosso Exploração Armadilhas e Animais Selvagens
Ruína de Thundertree Encontro Social Druidas e Gigantes

A Vila de Phandelver

Porém, nos últimos anos, as minas tornaram-se perigosas devido a grupos de goblins e bandidos que começaram a assaltá-las. Como resultado, o comércio e a economia da vila sofreram, e muitos moradores estão pensando em abandoná-la.

Locais Importantes

  1. Taverna do Cavaleiro Suculento: A principal taverna da vila, onde aventureiros e locais se reúnem para beber, comer e trocar histórias.
  2. Mercado da Vila: O centro de comércio da vila, onde os comerciantes vendem mercadorias e os fazendeiros vendem seus produtos.
  3. Templo de Tymora: O único templo na vila, dedicado à deusa da sorte e do destino.

Personagens Importantes

  • Sildar Hallwinter: Um explorador meio-elfo que está investigando os distúrbios nas minas.
  • Harbin Wester: O prefeito da vila, que está preocupado com o futuro de Phandelver.
  • Elmar Barthen: O ferreiro da vila, um homem habilidoso que pode consertar armas e armaduras.
Nome Raça Classe
Sildar Hallwinter Meio-elfo Explorador
Harbin Wester Humano Plebeu
Elmar Barthen Anão Ferreiro

Mina Cragmaw

A mina é composta por uma série de túneis e câmaras subterrâneas. A entrada da mina é defendida por uma paliçada de madeira e vários goblins armados.

Habitantes da Mina Cragmaw

  • Goblins
  • Bugbears

Tesouros da Mina Cragmaw

Item Valor
Moedas de ouro 500 PO
Armadura de couro 10 PO
Espada longa 15 PO

“A Mina Cragmaw é um local perigoso, mas também é um local de grande riqueza. Os heróis que ousarem aventurar-se dentro de seus túneis escuros podem encontrar fama e fortuna.”

A Fazenda dos Urtos

A Fazenda dos Urtos, localizada na Floresta de Neverwinter, é um local misterioso e perigoso. Há rumores de que a fazenda é assombrada por fantasmas de antigos habitantes que foram mortos por uma entidade maligna.

A fazenda é uma grande propriedade com uma casa principal e vários celeiros e estábulos. A casa principal é um edifício de dois andares com um porão e um sótão. O porão é escuro e úmido e dito que abriga uma série de armadilhas mortais.

O Porão

  • É escuro e úmido.
  • Abriga armadilhas mortais.
  • Dizia-se que abrigava espíritos malignos.

O Sótão

  1. É ainda mais perigoso que o porão.
  2. Abriga uma entidade maligna.
  3. É o local onde os antigos habitantes foram mortos.
Nome Tipo Nível de Perigo
Porão Masmorra Médio
Sótão Masmorra Alto

“A Fazenda dos Urtos é um lugar de trevas e perigo. Aqueles que se atrevem a entrar devem estar preparados para enfrentar o mal que espera lá.”

A Caverna dos Foles

A caverna é formada por uma série de túneis e salas, ligados por passagens estreitas. O ar na caverna é úmido e abafado, e o chão é coberto com pilhas de lixo e detritos. As paredes são adornadas com inscrições e pinturas feitas pelos goblins, muitas delas representando cenas de batalha e caça.

“A Caverna dos Foles é um lugar perigoso, cheio de goblins traiçoeiros e armadilhas traiçoeiras. Aventureiros devem se preparar cuidadosamente antes de entrar.”

Moradores

  • Goblins
  • Lobos

Mapa

Sala Descrição
Entrada Uma caverna ampla com um teto baixo. Uma passagem estreita leva para o norte.
Sala do Tesouro Uma sala bem guardada que contém o tesouro do bando de goblins.
Covil de Yeemik A câmara do Chefe Yeemik, decorada com crânios e ossos.

A Torre de Wave Echo

Diz a lenda que a Torre de Wave Echo foi construída por um poderoso mago élfico chamado Wave Echo. O mago usou a torre como um observatório e um local para conduzir seus experimentos arcanos. Com o tempo, a torre foi abandonada e caiu em ruínas, mas seus segredos permanecem intocados.

Os Níveis da Torre

  1. Subsolo: O subsolo da Torre de Wave Echo é um labirinto de câmaras escuras e úmidas, lar de monstros perigosos e armadilhas traiçoeiras.
  2. Térreo: O térreo é dominado por um grande salão circular, com um poço central que desce para o subsolo. O salão é patrulhado por guardas goblin e hobgoblin.
  3. Primeiro Andar: O primeiro andar contém os aposentos privados de Wave Echo e uma biblioteca cheia de tomos arcanos. Aqui, os aventureiros podem encontrar pistas sobre a localização do tesouro perdido da torre.
  4. Segundo Andar: O segundo andar abriga um santuário dedicado a um dragão vermelho há muito morto. O santuário é guardado por um grupo de cultistas que adoram o dragão.
  5. Terceiro Andar: O terceiro andar é o topo da Torre de Wave Echo. É aqui que os aventureiros encontrarão o tesouro perdido do mago, bem como a oportunidade de enfrentar o próprio Wave Echo, que retornou como um espírito vingativo.

Os Tesouros da Torre

Item Descrição
Espada de Wave Echo: Uma espada encantada que foi empunhada pelo próprio Wave Echo.
Amuleto dos Sete Magos: Um amuleto que concede ao seu usuário poderes arcanos adicionais.
Varinha das Maravilhas: Uma varinha que pode lançar uma variedade de feitiços poderosos.

Personagens Não Jogáveis

Os Personagens Não Jogáveis (PNJs) são personagens no jogo que são controlados pelo Mestre da Masmorra. Eles desempenham papéis importantes na história, fornecendo informações, dando missões e participando de batalhas.

Existem muitos tipos diferentes de PNJs, cada um com suas próprias motivações e personalidades. Alguns PNJs são amigáveis ​​e prestativos, enquanto outros são hostis ou até mesmo malignos. Os jogadores devem interagir com os PNJs para aprender sobre o mundo do jogo, construir relacionamentos e avançar na trama.

Exemplos de PNJs

  1. Sildar Hallwinter: Um humano nobre que busca a ajuda dos personagens para recuperar o tesouro roubado.
  2. Gundren Rockseeker: Um anão ferreiro que foi sequestrado por goblins.
  3. Volothamp Geddarm: Um elfo andarilho que vende informações e itens raros.

Tabela de PNJs

Nome Raça Função
Sildar Hallwinter Humano Contratante
Gundren Rockseeker Anão Ferreiros
Volothamp Geddarm Elfo Mercador

Encontros de Combate

Os Encontros de Combate em “Lost Mines of Phandelver” são projetados para serem desafiadores e envolventes. Cada encontro apresenta uma variedade de inimigos com habilidades e táticas únicas, forçando os jogadores a se adaptarem e desenvolver estratégias eficazes.

Para se preparar para os Encontros de Combate, os jogadores devem estar familiarizados com as regras do jogo e as habilidades e equipamentos de seus personagens. Eles também devem considerar as estratégias e táticas que usarão durante o combate, como formação, uso de terreno e habilidades especiais.

Estratégias de Combate

Existem várias estratégias de combate que os jogadores podem usar para superar os Encontros de Combate. Aqui estão algumas dicas:

  • Foco em um inimigo de cada vez: Derrotar um inimigo de cada vez permitirá que os jogadores se concentrem seu fogo e maximizem seu dano.
  • Use o terreno a seu favor: Posicionar-se atrás das árvores ou em cima das colinas pode fornecer cobertura e proteção contra os ataques inimigos.
  • Utilize habilidades especiais: As habilidades especiais dos personagens podem virar o jogo em encontros de combate. Planeje com antecedência e use essas habilidades no momento certo.

Preparação do Mestre

Para preparar os Encontros de Combate, os Mestres devem estar familiarizados com os seguintes aspectos:

  1. Estatísticas e habilidades dos inimigos: Conhecer as estatísticas e habilidades dos inimigos permitirá que os Mestres criem encontros desafiadores e equilibrados.
  2. O terreno do encontro: O terreno do encontro pode afetar significativamente a estratégia e o resultado do combate.
  3. Potencial de dano dos jogadores: Os Mestres devem estimar o potencial de dano dos jogadores para criar encontros que sejam desafiadores, mas não impossíveis.

Tabela de Dano
Personagem Dano Médio por Rodada
Guerreiro 1d6 + 3
Bruxo 2d6
Ladino 1d4 + 2

Os Quebra-Cabeças e Armadilhas de Phandelver

Os Quebra-Cabeças e Armadilhas fornecem uma gama diversificada de desafios para os jogadores, exigindo raciocínio crítico, resolução de problemas e testes de habilidade.

Ao longo do guia, os Quebra-Cabeças e Armadilhas são apresentados como encontros individuais ou incorporados em cenários maiores. Eles abrangem uma ampla gama de tipos, incluindo:

Tipos de Quebra-Cabeças e Armadilhas

  • Quebra-cabeças de Lógica: Exigem que os jogadores resolvam enigmas, decifrem códigos ou façam conexões entre pistas.
  • Quebra-cabeças Físicos: Testam as habilidades físicas dos jogadores, como escalada, natação ou desdobramento de mecanismos.
  • Armadilhas Mágicas: Ativadas por feitiços ou efeitos mágicos, essas armadilhas podem causar danos ou imobilizar os jogadores.
  • Armadilhas Físicas: Operadas por pesos, alavancas ou gatilhos, essas armadilhas causam danos físicos ou interrompem o movimento.

Como lidar com Quebra-Cabeças e Armadilhas

Para superar Quebra-Cabeças e Armadilhas, os jogadores devem utilizar uma combinação de habilidades:

Habilidade Utilização
Inteligência Resolver enigmas e decifrar códigos.
Sabedoria Perceber armadilhas ocultas e evitar gatilhos.
Destreza Navegar armadilhas físicas e desdobrar mecanismos.
Força Mover objetos pesados ou escapar de armadilhas de contenção.
Carisma Interagir com NPCs ou criaturas que podem fornecer pistas ou desativar armadilhas.

O Tesouro e a Recompensa

O Tesouro e a Recompensa também podem ser usados para rastrear o progresso dos personagens na aventura. À medida que os personagens adquirem mais tesouros, eles ficam mais poderosos e podem enfrentar desafios mais difíceis.

Tesouros Comuns

  • Moedas de ouro, prata e cobre
  • Joias
  • Armas e armaduras
  • Poções e pergaminhos
  • Itens mágicos menores
  1. Um saco contendo 100 moedas de ouro
  2. Um colar de ouro com uma pedra preciosa embutida
  3. Uma espada longa mágica que concede +1 no bônus de ataque
  4. Uma poção de cura que restaura 2d4 pontos de vida
  5. Um pergaminho de identificação que identifica itens mágicos

Tesouros Especiais

Além dos tesouros comuns, os personagens também podem encontrar tesouros especiais durante a aventura. Esses tesouros são mais raros e valiosos que os tesouros comuns, e podem fornecer aos personagens vantagens significativas.

Um exemplo de um tesouro especial é a Espada de Wave Echo. Esta espada é uma arma poderosa que foi perdida há muito tempo. Se o personagem encontrar a Espada de Wave Echo, eles podem usá-la para derrotar seus inimigos e completar a aventura.

Dicas para o Mestre

Para criar uma experiência inesquecível de “Lost Mine of Phandelver”, é essencial que o Mestre tenha uma boa preparação e conhecimento do material. Ao seguir essas dicas, você pode garantir que sua campanha seja envolvente, divertida e memorável para todos os jogadores.

Portanto, aqui estão algumas dicas valiosas para o Mestre que deseja conduzir uma campanha de “Lost Mine of Phandelver” com sucesso:

Preparação

  • Leia atentamente o módulo de aventura e familiarize-se com seu conteúdo.
  • Crie fichas de personagens para os NPCs importantes e prepare descrições vívidas para cada um.
  • Desenhe os mapas de encontro e tenha-os prontos para uso durante as sessões.

Durante o Jogo

  • Adapte a aventura às preferências e níveis de experiência dos jogadores.
  • Incentive a interpretação e recompense os jogadores por suas ações criativas.
  • Mantenha os combates dinâmicos e envolventes, usando táticas e habilidades dos monstros.
  • Deixe que os jogadores tomem decisões e impactem o curso da aventura.
  • Seja paciente e flexível, pois as coisas podem não sempre correr conforme o planejado.

Conclusões

Seguindo essas dicas, você pode aprimorar sua maestria em “Lost Mine of Phandelver” e proporcionar uma experiência inesquecível para seus jogadores. Lembre-se, o objetivo final é criar um espaço onde todos possam se divertir e criar memórias duradouras.

Rating
( No ratings yet )
Deixe um comentário

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: